segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Exposição Fotográfica SABERES

1 comentário:
 
Integrada no Plano Cultural 2014 do Projeto Raposinho, a renovada exposição fotográfica “Saberes” de Pedro Guerreiro, estará patente ao público, entre 23 e 26 de Janeiro no Salão Nobre da Associação Náutica do Seixal.

A sessão solene de inauguração terá lugar no dia 25 de Janeiro de 2014, sábado pelas 15 horas e contará com a presença do Mestre Jaime Costa, Construtor Naval proprietário do Estaleiro Naval Jaime Ferreira da Costa & Irmãos, Lda. em Sarilhos Pequenos e incluirá um pequeno debate sobre o tema “Presente e futuro da construção naval tradicional no estuário do rio Tejo”.


O Estaleiro Tradicional do Mestre Jaime Costa é o centro da exposição, abordando uma panóplia de cores, composições, espaços e gestos, o fotógrafo leva o observador a explorar os saberes e a arte da construção naval tradicional e das embarcações tradicionais do estuário do rio Tejo.



A exposição é composta por:
  • Um painel de fotografias de cariz etnográfico recolhidas ao longo de seis anos, que testemunham a reconstrução de várias embarcações tradicionais do estuário do rio Tejo, incluindo o Varino “Amoroso” da Câmara Municipal do Seixal.
  • Uma mostra de ferramentas utilizadas por Carpinteiros de Machado e Calafates na construção e reparação de embarcações tradicionais ao longo de muitas gerações.
  • Excertos de uma entrevista ao Mestre Jaime Costa, talvez o último proprietário de um Estaleiro Naval Tradicional no estuário do rio Tejo.

A Associação Náutica do Seixal conjugando os objetivos pedagógicos e socioculturais do Projeto Raposinho, pretende cumprir o seu papel na preservação e promoção do património Náutico Tradicional do estuário do rio Tejo.

1 comentário:

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff