segunda-feira, 14 de abril de 2014

No inicio deste ano, actualizámos o nosso Blog com o novo logo do Projeto Raposinho.


A produção deste logo foi o resultado de uma parceria com jovens do Projeto Tutores de Bairro da Quinta da Princesa.

O projeto Tutores de Bairro é dinamizado no bairro da Quinta da Princesa, em Amora, desde 2001, é financiado pelo Programa Escolhas e está centrado na atenção às crianças, jovens e famílias, com vista a melhorar a sua integração social e bem-estar em áreas, como a saúde, educação, trabalho, etc.

Esta comunidade enfrenta dificuldades socioeconómicas a diversos níveis, como o desemprego, trabalho precário, abandono escolar, famílias monoparentais, problemas associados ao tráfico e consumo de estupefacientes, entre outros.

O Programa Escolhas tem como objetivo a mobilização destas comunidades para projetos de inclusão social e de igualdade de oportunidades.


domingo, 13 de abril de 2014

Alunos da Escola Básica Nun' Álvares numa aula prática de navegação à vela.

Durante o primeiro trimestre deste ano realizámos uma parceria pedagógica com o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares. Uma vez por semana o Raposinho era a sala de aula da disciplina de Artes e Técnicas para 14 alunos de uma turma de currículo alternativo do 9º ano.

Este projeto tinha como objetivo pedagógico não só a aprendizagem teórica e prática de técnicas de marinharia, navegação e construção naval, mas também, dar a conhecer aos alunos as embarcações tradicionais do rio Tejo e a sua cultura ribeirinha.

A primeira aula, a apresentação do catraio Raposinho.



Amigo do Raposinho, Monitor de Vela Tradicional e grande dinamizador do Projeto Raposinho, o arrais João Martins, acompanhou desde a primeira hora este projeto, foi da sua autoria a ideia de fazer do Raposinho a sala de aula deste grupo de alunos.

Acompanhou o docente da disciplina, o Professor Joaquim Achande, nas sessões de formação a bordo do Raposinho e em todos os momentos procurou estimular os alunos para a aprendizagem da arte de navegar à vela em embarcações tradicionais do rio Tejo.

O primeiro contacto com o catraio Raposinho.








A descoberta de outras embarcações residentes no Fundeadouro de Embarcações Tradicionais no Seixal.


Nestas aulas todos os detalhes são importantes.

O interesse e atitude dos alunos na aprendizagem superou todas as expectativas.






Os bons resultados desta parceria pedagógica deixaram o Professor Joaquim Achande e o João Martins entusiasmados com a ideia de a renovar.

Escola Básica Nun`Álvares, situa-se na localidade de Arrentela -Seixal.

Escola do ensino básico e preparatório do 2º e 3º ciclo.
Integra o programa T.E.I.P. - Território Educativo Intervenção Prioritária.
Administra cursos de CEF e PCA´s.
Agrupamento Nun' Álvares - Arrentela - Seixal

Para a Associação Náutica do Seixal esta parceria com o Agrupamento de Escolas Nun' Álvares, vêm reforçar a importância do Projeto Raposinho na preservação das embarcações tradicionais do estuário do rio Tejo e a sua divulgação junto da comunidade local.

segunda-feira, 7 de abril de 2014


A exposição “Artes de Pesca - Pescadores, Normas, Objetos Instáveis”, aberta ao público no Museu Nacional de Etnologia é uma proposta de classificação das artes de pesca, tendo em conta outras já produzidas por diferentes autores e instituições.

Os visitantes podem ver diferentes artefactos de pesca, equipamentos de marinharia e material apreendido em várias capitanias.

A exposição apresenta uma vasta memória videográfica com registos que expressam a humanidade das práticas de pesca e a compreensão dos seus contextos socioculturais.

terça-feira, 1 de abril de 2014


O ensino da Arte de Marinheiro na Associação Náutica do Seixal é uma tradição que perdura há várias gerações.

Mais uma vez a tradição será cumprida, no próximo dia 5 de Abril de 2014, um sábado, a Associação Náutica do Seixal vai realizar entre as 15:00h e as 19:00h um Workshop de Marinharia e Arte de Marinheiro.

Esta acção de formação destina-se a todos os interessados em adquirir conhecimentos de Marinharia e Arte de Marinheiro para aplicação prática em actividades náuticas ou artísticas.

Os Amigos do Raposinho vão estar presentes nesta acção de formação



 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff